Avuar Social fortalece espaços de diálogo e incidência por meio da mediação de debates

  • Atividades coletivas
  • /
  • Avuar Social fortalece espaços de diálogo e incidência por meio da mediação de debates

A mediação de debates integrou a atuação da Avuar Social em 2025, conectando sociedade civil, territórios e pautas centrais para a democracia e a justiça social

Ao longo de 2025, a Avuar Social reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da escuta qualificada por meio da mediação de debates em espaços estratégicos de articulação política e social. As participações envolveram temas centrais como justiça climática, agroecologia, direitos das mulheres, convivência com o Semiárido e protagonismo da sociedade civil.

Além de conduzir a mediação da roda de diálogo no evento de lançamento público da Avuar Social, a organização esteve presente em encontros contribuindo para a construção coletiva de reflexões e propostas a partir dos territórios e das experiências de quem vive os desafios cotidianos.

Mediação no Encontro Estadual do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido

Nos dias 9 e 10 de setembro, a Avuar Social participou do Encontro Estadual do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA), realizado em Tianguá (CE). O evento reuniu cerca de 75 representantes de organizações da sociedade civil, sindicatos, agricultoras e agricultores familiares, além de comunidades e povos tradicionais.

Na programação, a gestora de programas e projetos da Avuar Social, Andrea Sousa, mediou a mesa “Justiça climática, territórios e agroecologia”, espaço que também contou com a apresentação institucional da Avuar. 

A mediação contribuiu para articular diferentes perspectivas sobre democracia, justiça climática, gênero, comunicação e convivência com o Semiárido, reforçando a defesa da vida, da diversidade e da sustentabilidade do planeta.

Roda de diálogo na Cúpula dos Povos em parceria com a FASE

Outro destaque de 2025 foi a participação da Avuar Social na Cúpula dos Povos, em uma roda de diálogo realizada em colaboração com a FASE – Solidariedade e Educação, no âmbito do Eixo 1, que coloca no centro as experiências e resistências das mulheres frente à crise climática.

Com o tema “A vida das mulheres no enfrentamento à crise climática – impactos e resistências”, o encontro reuniu vozes de mulheres que vivem, sentem e transformam seus territórios cotidianamente. 

Durante a atividade, foi apresentada a pesquisa “Sobre Nossas Terras, Sobre Nossos Corpos”, realizada pela WeWorld e pela ARCO/Universidade de Firenze, com a participação da Avuar Social, trazendo perspectivas de mulheres rurais e indígenas do Brasil, Quênia e Tanzânia.

 

Notícias recentes

  • Atividades coletivas
  • Eventos
  • Formações
  • Indefinido
  • Institucional
  • Projeto em andamento
  • Projeto realizado

Copyright © Avuar Social – 2025. Todos os direitos Reservados.
CNPJ: 21.745.041/0001-87

Política de Cookies